O uso de drogas é um mal que atinge cada vez mais os jovens, problemas como depressão e ansiedade influenciam cada vez mais para que essa condição permaneça.
O jovem que passa por uma situação delicada busca como fonte de escape da dor recursos de alívio rápido, como vício em drogas e outras substâncias químicas. Muitas vezes o principal motivo é a falta de estrutura familiar, que acaba fazendo com que ocorra uma sobrecarga de função na pessoa, precisando assumir função de responsável por si e por outros membros da família. Também ocorre uma grande pressão psicológica em relação ao futuro, já que na adolescência são cobradas atitudes que serão responsáveis por determinar o rumo de sua vida.
Mas, a longo prazo, o efeito que seria fonte de alívio acaba virando fonte de dor, já que seu uso contínuo afeta principalmente: coração, fígado, pulmões, rins e cérebro. E também desencadeando problemas como câncer, destruição de neurônios, e doenças psíquicas. Além do organismo precisar de doses cada vez maiores para proporcionar a mesma sensação prazerosa, por causa da sua adaptação constante.
Uma forma saudável de se livrar da dor é conversar com um amigo, fazer pequenas atitudes diárias que proporcionem felicidade, ou se cercar de pessoas boas. Caso não se sinta confortável para falar com alguém próximo, há uma instituição intitulada "Centro de Valorização da Vida", que funciona 24h por dia, 7 dias por semana, onde você pode fazer uma ligação e a pessoa do outro lado irá atendê-lo da melhor forma possível. O número para contato é 188.
E essas são algumas atitudes boas que você pode tomar para ajudar alguém que passa por um momento difícil:
Indicar um acompanhamento profissional;
escutar;
ficar por perto;
não julgar;
não opinar "é falta de Deus" / "só quer chamar a atenção" / "isso é frescura";
não dê sermão "tem pessoas com problemas muito piores que os seus".
No site do "Centro de Valorização da Vida", além do telefone de atendimento, você pode ter acesso ao chat para também ser atendido, e ao um conteúdo da página que é muito bom: links úteis, matérias sobre setembro amarelo e outros temas, ser um voluntário para ajudar pessoas que precisam, indicação de vídeos, entre outros conteúdos. Para acessar clique aqui.
Comments