top of page
Foto do escritorEvelyn Mendes

Explana ódio gratuito: quando suas palavras deixam de ser opinião e viram ciberbullying?

Desde o surgimento do ser humano, sempre existiu "o outro" para dar sua opinião. Julgar faz parte da nossa existência. Mas quando devemos expressar o que pensamos?


Muitos hoje veem a internet como um meio de liberdade de expressão, onde você pode expor seus pensamentos ou opiniões sem se importar com o que outros vão achar. Mas será que é isso mesmo?


Estamos na era do cancelamento. Aplicativos como TikTok, Instagram, e principalmente o Twitter, todos os dias geram um caos diferente sobre opiniões divergentes dos seus usuários.


• COMO ISSO NOS AFETA HOJE?


O que muitos não entendem, é que a partir do momento em que uma crítica não é construtiva, ela é um julgamento. E se for feita com palavras ofensivas, vira ciberbullying.


Segundo o estudo “Hidden in Plain Sight: More Dangers of Cyberbullying Emerge” ("Escondido mesmo à vista: mais perigos do cyberbullying surgem"), realizado pela McAfee Corp, 22% das crianças e dos adolescentes brasileiros afirmaram já ter praticado cyberbullying com alguém conhecido.


O ciberbullying, assim como qualquer outro tipo de bullying, é seriamente prejudicial para a saúde mental de pessoas de todas as idades. Causando baixa autoestima, pensamentos intrusivos e até mesmo gerando problemas de TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada).


Então, se sua opinião for apenas uma tentativa de disseminar o ódio gratuitamente, NÃO EXPLANE! Não use sites, twittes ou contas do Instagram para isso. Guarde para você!


• SEJA ESPERTO, SAIBA USAR AS REDES SOCIAIS.


O video a seguir te dá dicas práticas de como usar bem as redes socias e tomar cuidado com os "parasitas" da internet.



72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page