top of page
  • Foto do escritorTRC News

Opinião: Estado da força e da forca.

Thomas Hobbes foi um filósofo defensor do sistema absolutista, para ele era necessário que o homem abrisse mão de seus direitos para que evitasse sua autodestruição, visto que ao voltar para o seu estado natural, o indivíduo mostraria sua essência egoísta e seria capaz de praticar qualquer ato para o seu bem-estar individual. Logo, seria capaz de atingir sua própria destruição. O filósofo defendia que o Estado deveria usar por meio da “Força e da Forca” para conter atitudes revolucionárias.

Mas, afinal, o que é revolução? Segundo o dicionário, revolução se caracteriza pela inserção de algo totalmente novo, inédito, em uma sociedade ou lugar. Tal significado se aproxima da ideia de algo que a população brasileira gostaria de ver ou ser, mas ainda não viu e tampouco é.

Ainda está enraizado nas nossas mentes que revolução é sinônimo baderna, que a opinião juvenil pouco importa e que o período da Ditadura militar era sim um período de grandes desenvolvimentos para o Brasil. São todos mitos que o povo precisa queimar com o fogo do conhecimento.

Adorar a Ditadura militar é um ato de desrespeito a luta das pessoas, desrespeito a quem morreu para que todos fossemos capazes de opinar em um texto como ocorre neste momento de escrita, e um desrespeito para quem foi punido por rebelar-se contra um sistema opressor, mentiroso e assassino. É dar, assim como a anistia, uma vitória aos torturadores.

A Ditadura foi o Estado da força e da forca. O Brasil atual está sendo o Estado da força e da forca, onde o bem privado vale mais que a vida do favelado, país onde a polícia não protege a vida e sim o dinheiro, o país onde a educação está sendo degradada porque a elite não quer ver pobre virando doutor, onde privilegiados reclamam do sistema de cotas para negros, falam que é privilégio.

A sociedade brasileira está se tornando fria, leiga e mentirosa. As pessoas desejam a morte de gente que leva porrada do sistema capitalista de privilégio ao proferir a famigerada frase “bandido bom é bandido morto”. Sociedade essa que solta fogos de artifício quando candidato a presidente fala que vai dar carta branca para atirar, mas mal sabem essas pessoas que quem é o alvo são elas, porque ninguém protege pobre, mulher, negro e favelado, eles protegem o deus mor, o deus chamado dinheiro. Estão todos sendo massificados, sem ao menos ter noção de que o sistema quer tomar a capacidade de questionar tirando assim sua liberdade, afinal de contas eles gostam de escravos que não enxergam suas correntes, escravos esses que amam sua própria escravidão.

O sistema é defensor de ninguém além de si mesmo, é capaz de ver a miséria e a destruição de uma sociedade afim de encher seu próprio ego. Logo, o governo absolutista de Hobbes morre com o ego que tanto temia.


(Por Thais Queiroz)

215 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page