Ao longo dos anos, o ambiente escolar passou por várias mudanças em prol do bem-estar e da inclusão de alunos autistas. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem.
Podemos observar que, muitas vezes, uma pessoa com autismo tem um raciocínio lógico até melhor do que pessoas não autistas. Geralmente são mais criativas e se desenvolvem bem em atividades escolares ou físicas. Mas qual é a dificuldade da inclusão social dessas pessoas?
Fazendo uma análise do dia a dia na escola, percebemos que muitos alunos olham com preconceito e fazem piadas com esses alunos. Pode parecer que não, mas assim como as pessoas ditas “normais”, o indivíduo autista tem percepção e consegue distinguir quando é motivo de piadas feitas por outros estudantes. A exclusão desse público é muito evidente, tendo em conta que sempre tentam se aproximar de outros colegas, mas sempre são ignorados ou até mesmo deixados de canto.
A falta de conhecimento sobre esse transtorno é um forte motivo para que ocorra essas situações, tanto na escola, como em outros espaços sociais. Levar a todos os estudantes conhecimento sobre o autismo faz a diferença no meio escolar. Caso veja algum aluno fazendo piadas ofensivas ou usando o termo "autista" como xingamento, denuncie para a direção escolar.
Kommentare