top of page
  • Foto do escritorBrenda Schneider

A importância da participação política na juventude.

Vivemos em uma sociedade em que muitos acreditam que não precisamos nos preocupar com política antes de atingirmos à maioridade, momento em que somos obrigados a votar. No entanto, esse é um pensamento errôneo!


A política não precisa ser algo chato ou que você só pode participar quando estiver com 18 anos, temos a oportunidade de começar a votar aos 16. No entanto, poucos jovens começam a exercer esse direito.


De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a participação de jovens de 16 e 17 anos cresceu 52,3% entre 2018 e 2022, o que equivale a 2,1 milhões de jovens nessa faixa etária.


Você, jovem que tem 16 e 17 anos, que não vota e não tem o título de eleitor, por qual motivo você não busca garantir esse direito?


Alguns podem dizer que não querem votar porque políticos são corruptos, outros porque nenhum dos políticos os chamou atenção. Mas essas não são apenas desculpas para não votar? Para não assumir que não estuda sobre política? Conhecer de política te permite saber o que um candidato realmente quer quando defende alguma ideia.




A Importância de estudar política na adolescência.


Acredito que todos já tenham visto as propagandas eleitorais em tempo de eleição. Mas já pararam para pensar por qual motivo as pessoas escolhem um daqueles políticos para votar?


A resposta dessa pergunta é fácil! As pessoas escolhem votar em quem segue a sua ideologia. Mas como você poderá desenvolver esse pensamento crítico, de saber dizer o que você deseja em uma política ideal, se não por meio da pesquisa e do estudo?


Por mais que pareça algo bobo para você, têm pessoas que nunca chegaram a estudar

sobre política, sobre como existem várias ideias políticas que vão além do que chamamos de direita e esquerda. Como dizia o filósofo grego Aristóteles "Somos seres políticos". Se formos seguir essa linha de raciocínio, podemos pensar em outra coisa: se

somos seres políticos, por que tem tanta gente criticando a política ou então se dizendo

apolítico?


Podemos não perceber em nosso dia a dia, mas pessoas que se dizem "apolíticos", e não exercem o direito de votar, acabam trazendo consequências para todos. Se você não entendeu o que eu quis dizer com isso, vamos ver de outro ponto de vista. Se a política significa que o poder está nas mãos do povo, e o povo não exerce o direito de poder escolher, quem irá escolher por ele? A elite irá escolher! Você acha que seus desejos, sendo alguém que precisa trabalhar para conseguir conquistar seus objetivos, se enquadra com o pensamento político de alguém que não precisa trabalhar? Obviamente não!


Para não deixar outros escolherem por você, pesquise sobre política e veja em quais ideologias se encaixa mais. Assim, não terá desculpas para não votar.


Recomendo pesquisarem para além de direita e esquerda, e entrar em questões sociais importantes para definir qual política se encaixa mais com seus pensamentos. Sabemos que há certas vertentes políticas que são contra boa parte das minorias sociais que há em nosso país. Então evite votar em pessoas que apoiam esse tipo de ideologia, isso evitará que políticos que não tenham essa sensibilidade social sejam eleitos, e sim candidatos com mais afinidade com o seu modo de ver o mundo.








60 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page