Mesmo com todas as dificuldades do período da pandemia, a escola Theodomiro Ribeiro Coelho continua aprovando um número considerável de alunos para a graduação em universidades federais. Este bom resultado é o somatório do compromisso dos professores com o aprendizado dos estudantes, e da dedicação e talento de alunos como a nossa entrevistada do dia.
Vitória Dutra Ferreira foi aprovada para o curso Letras-Português, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Ela sempre participou com destaque de várias atividades pedagógicas desenvolvidas na escola, e acredita que tudo isso foi importante para ser aprovada:
“Posso considerar que sempre busquei ser uma aluna dedicada. Aproveitei as boas oportunidades e excelentes professores que tive, desde sempre e principalmente no período do ensino médio. Participei de projetos legais e que me estimularam a querer aprender de novas maneiras, como por exemplo o jornal TRC News e a Olimpíada Nacional de História do Brasil- ONHB”.
Vitória aponta como sua motivação para estudar o fato da educação poder mudar a vida das pessoas. “Ninguém é o mesmo depois de absorver conhecimento e aplicar em sua vida. Gosto de ver como somente pela educação podemos ter contato com novos mundos, nos tornando capazes de passar para outras pessoas vivências únicas. Isso sempre me motivou a querer aprender. E se um dia eu fosse para a universidade, seria com a função de aprender para mais tarde ensinar”.
Ela conta que tem muitas expectativas para o curso. Lembra que todos que a conhecem, sabem da sua paixão por História. Mas justifica sua escolha para o curso de letras da seguinte forma:
“Despertei olhares para o curso de letras depois de consultar a grade curricular do curso, principalmente a área da literatura e também de conversar com professores que me situaram melhor sobre área de atuação e mercado de trabalho”.
Ela completa dizendo:
“Enfim, quero absorver o máximo que eu puder, mesmo sabendo que não será fácil. E um dia ser uma professora tão boa quanto os professores que passaram pela minha vida”.
A aprovação de Vitória Dutra enche de alegria toda comunidade escolar do TRC, e mais uma vez mostra como os alunos dessa escola tem capacidade de ocupar esses espaços na universidades públicas federais.
Comments