O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) divulga que devido a pandemia do coronavírus, não haverá provas para a seleção de alunos para os cursos. As inscrições vão até essa quarta (10 de fevereiro). São mais de 3,7 mil vagas para cursos técnicos.
As inscrições serão feitas por meio de análise do histórico escolar e por sorteio, ofertando 3.728 vagas, divididas em três editais: PS 11/2021 – Cursos técnicos integrados ao ensino médio; PS 12/2021 – Cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao ensino médio; e PS 13/2021 – Curso Proeja, para jovens e adultos.
Elas começaram no dia 11 de janeiro e terminam nessa quarta-feira, dia 10 de fevereiro. Para fazer a inscrição é simples, basta acessar o site ifes.edu.br e realizar a sua inscrição que é totalmente gratuita. Quem não possuir internet, os campi do Ifes farão agendamento para inscrição, seguindo todos os protocolos de biossegurança.
Os cursos integrados são oferecidos para aqueles que possuem menos de 18 anos e que já concluíram o ensino fundamental (1° ao 9°ano). O estudante inicia o ensino médio e o técnico no IFES. Essa seleção será feita por meio de análise do histórico escolar.
Os cursos concomitantes são aqueles em que o estudante já está cursando o ensino médio em outra escola e faz apenas o técnico no IFES. Os subsequentes são para aqueles que já concluíram o ensino médio e vão fazer apenas o técnico. Tanto nos cursos concomitantes quanto nos subsequentes, a seleção será feita por sorteio. Essas duas opções são boas alternativas para alunos e ex alunos do TRC.
O proeja é direcionado para aqueles que possuem 18 ou mais e ainda não terminaram o ensino médio e fará tanto o ensino médio, quando o técnico no IFES.
Ações afirmativas (cotas)
Para todos os cursos, 50% das vagas são reservadas às ações afirmativas, que contemplam quem tenha cursado todo o ensino fundamental em escola pública, sendo metade das vagas para quem tem renda familiar per capita igual ou menor a R$ 1.567,50 e metade das vagas sem necessidade de comprovação de renda. Dentro cada uma dessas metades, há a reserva para quem se autodeclara preto, pardo, indígena, ou de outras etnias, e ainda pessoa com deficiência.
Não perca essa oportunidade e para mais informações clique aqui.
Link para inscrição: clique aqui.
Veja nas imagens algumas opções de cursos e em que cidades são oferecidos:
コメント