Entrar na Universidade é o sonho de muitos jovens, principalmente quando se trata de ingressar numa Universidade Federal. Entretanto, alguns pensam que esse sonho é uma realidade distante e para muitos o assunto se torna algo mais surreal por acreditarem que por serem de escolas públicas sua chance diminui.
Contudo as evidências mostram que é possível alcançar esse objetivo. Prova disso tem sido os vários estudantes que saíram do Theodomiro Ribeiro Coelho e tem sido aprovados na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Já são seis estudantes aprovadas esse ano.
Com muita alegria que as ex-alunas Lyandra Izoton, aprovada em Artes visuais, e Thayane Thayla, Ciências biológicas, contam como foi essa conquista.
Para alcançar esse objetivo é necessário estudar, e Thayane concorda ao dizer:
“Eu comecei a estudar no começo do ano passado, fiz um curso pré-enem do governo e ajudou em matérias que não focam muito na escola. Estudava no curso e resolvendo questões em casa e principalmente fazendo redações.”
Lyandra ressalta a importância prestarmos atenção nas aulas e o impacto de ter bons professores.
“Tivemos professores muito bons que nos prepararam o ano todinho, principalmente em português, a professora Elaine sempre passava muitas redações pra treinarmos nossa dissertação. Todos eles nos incentivavam muito, e é sempre bom quando temos alguém que acredita na gente!”
Para os alunos que desejam tirar uma boa nota no Enem:
“A pressão vem de todos os lados no último ano, pois é uma prova decisiva para o futuro, então estudem bastante, tenham foco, persistam nos seus sonhos e tenham fé que vão conquistá-los, porque independente da condição financeira todos somos capazes.” — Thayane
“A cada 10 palavras que os professores diziam, 11 era Enem. Mas isso acaba ajudando, porque daí eu me esforçava mais pra alcançar meu objetivo. Estudem e não desistam! E acreditem que é possível também, porque eu mesma sempre estudei em escola pública e não fiz cursinho pré-enem, se esforcem muito pra conseguirem alcançar o objetivo de vocês!”
—Lyandra
Comentários