Nesta terça-feira (18/06), os alunos dos segundos anos do turno vespertino realizaram uma visita pedagógica ao parque estadual Paulo César Vinha, onde tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o Bioma da Restinga e a área litorânea capixaba.
Guiados pelos Guarda Ambiental do local, os alunos fizeram a trilha da restinga, percurso de 1,5 km, que leva até a área litorânea chamada de arquipélago três ilhas, onde conheceram várias espécies de plantas e animais típicos da região. Eles foram acompanhados da professora Bruna Castro (Português), do professor Tiago Monteiro (História), e da professora Yamilia Siqueira (Sociologia). A visita faz parte de um conjunto de atividades da área de Ciências Humanas, sobre o tema "consciência cidadã", e terá como culminância a criação de animações sobre preservação ambiental.
O parque estadual Paulo César Vinha foi inaugurado em 1990 com o objetivo de preservar os biomas ali existentes, inicialmente conhecido como parque de Setiba, onde está localizado. Mas em 1993, com o assassinato do biólogo Paulo César Vinha, o nome foi alterado para homenageá-lo.
Ele conta com diversas trilhas, mas sua principal atração é a lagoa de Caraís, que atrai, principalmente no verão, vários turistas. O parque abriga muitas espécies ameaçadas de extinção, como por exemplo a pimenta rosa e o ouriço preto, e também espécies nativas como algumas libélulas.
Seu horário de visitação é de 8:00 às 17:00 horas, funcionando todos os dias da semana. Para o passeio em algumas trilhas, como a do Caiaque, é necessário entrar em contato antes para o agendamento com um dos guias disponíveis no parque.
Os telefones de contato são: (27) 3242-3656 ou (27) 9972-6295
Comments