top of page
  • Armstrong Galiza

Alunos do TRC visitam Museu Mello Leitão


Na última terça-feira, 07 de Maio, os alunos do 3° ano dos turnos matutino e vespertino fizeram uma visita pedagógica ao Museu Mello Leitão (hoje conhecido como Museu Mata Atlântica) localizado em Santa Teresa - ES, sob a supervisão da professora Eliana Campos (Biologia) e o professor Thiemerson Bautz (Geografia), a fim de conhecer animais e plantas silvestres que são trazidos principalmente da Mata Atlântica.

O Museu Mello Leitão foi fundado em 1949 pelo naturalista Augusto Ruschi e recebeu esse nome em homenagem ao importante pesquisador e zoólogo brasileiro Cândido Firmino de Mello Leitão, amigo de Ruschi.

O museu é formado por diversos lugares como: O Viveiro de Aves, que abriga aves em processo de readaptação, um viveiro (apelidado de Viveirão) que é composto principalmente por papagaios e um especialmente para araras, além de contar com outras aves como beija-flores que voam livres pelo museu. O museu conta também com o Ofidiário, local onde são abrigadas serpentes peçonhentas e não peçonhentas, o Pavilhão de Ornitologia, para animais taxidermizados (empalhados), um habitat sintético para Jabutis, a casa das Epífitas e um Orquidário ondem ambas são raras espécies de plantas trazidas da mata.

O museu além de explorar, pesquisar e cuidar dos animais ainda é naturalmente habitat de várias espécies por conta de suas diversas árvores e clima favorável, com isso muitos animais como esquilos, aves e macacos acabam vivendo nesse território do museu.

Os alunos tiveram a oportunidade de poder sentir como é um pouco da mata e com o auxílio de um guia, muitos puderam segurar alguns animais, ver de perto espécies silvestres e principalmente aprender sobre cada uma e da importância ecológica que esse museu teve para o nosso estado.




121 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page