top of page
  • Foto do escritorVitória Dutra

Alunos do TRC são aprovados para fazer intercâmbio fora do Brasil.

O Centro Estadual de Idiomas (CEI), onde alunos da rede pública estadual fazem o curso de aprofundamento em inglês e espanhol, oferece a oportunidade de realizar uma prova para o programa de intercâmbio aos alunos do curso que possuem um bom desempenho e frequência regular às aulas. Com a finalidade de aperfeiçoar a comunicação e promover o desenvolvimento em um país estrangeiro.

Os países disponíveis para o idioma inglês, são:

1. Canadá

2. Estados Unidos.

3. Inglaterra.

Os alunos da escola Theodomiro Ribeiro Coelho, Ingrydi Andrade (3°M1) e Rhian Rafael (2°V2), que fazem o curso de línguas da SEDU, passaram na seleção de intercâmbio e relatam como está sendo essa experiência.

“Para a prova escrita eu sinceramente estava esperando uma prova mais difícil, porque tinha me preparado pra cair de tudo nela. Na prova oral eu fiquei bem tensa, e pra melhorar foi no dia do meu aniversário, então a tensão estava quadruplicada.”- Ingrydi.


Ingrydi, aprovada para o intercâmbio da SEDU.

"Não estava com muita expectativa de passar, pois acreditava que alguns estavam estudando há mais tempo que eu. E o fato de não possuir o CADúnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) derrubou  minha média em 6 pontos a menos.” - Rhian Rafael.

Quando questionados sobre os preparativos para a prova, Ingrydi mencionou que estudou bastante pela internet, assistiu muitos vídeos e baixou um aplicativo muito bom. Em contra partida, Rhian disse que não se preparou como deveria, mas, por ter bastante contato com o inglês foi algo fácil. E no dia anterior a prova oral esteve no CEI para uma revisão, o que foi muito bom. Ainda menciona que os diálogos realizados em sala pelo professor Adriano, são simples mas ajudaram muito na fonética.

Os dois jovens ressaltaram a importância de estudar, podemos notar isso nas falas deles.

“Uma coisa que meus pais sempre me falaram é que estudar nunca é demais e que quem estuda só sai ganhando. Se você errar, tudo bem tentar de novo e de novo até conseguir e você vai ver todo seu esforço sendo recompensado. Essa sensação é maravilhosa.”– Ingrydi.

“O curso acrescentou muito na minha vida, me ajudou sair um pouco da monotonia e largar um pouco a preguiça.”– Rhian.


Rhian, aprovado para o intercâmbio da SEDU.

É difícil conter a felicidade quando se trata de uma conquista como essa. Ingrydi afirmou:

“Eu surtei horrores, meu Deus!!! Chorei depois porque não acreditava que minha média seria tão alta. Meu pai ficou muito orgulhoso, assim como minha família depois que ficou sabendo.”

Rhian menciona sua reação: “Quando minha amiga me deu a notícia não acreditei. Mas ao ver que era verdade, fiquei empolgado. Sempre penso no pior, então o que vier é brinde, dessa vez veio brinde. Minha família também ficou feliz com a notícia."

Os dois jovens estão na modalidade do High School, o que possibilita o intercâmbio de três meses. A seleção dos países ocorre através de um sorteio. É claro que eles tem suas preferências, Rhian deseja ir para a Inglaterra, já Ingrydi gostaria de ir para os Estados Unidos.

Desejamos a eles e aos demais alunos muito sucesso em sua caminhada e que durante esse trajeto nunca se esqueçam de que a educação tem o poder de transformar vidas.

294 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page