top of page
  • Foto do escritorWescla Silva

Alunos do TRC são aprovados no SISU para universidade federal.

Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus, a escola estadual Theodomiro Ribeiro Coelho continua com sua tradição de aprovar estudantes para o ingresso na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e para o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Apesar de ficar localizada numa região mais periférica do município de Cariacica, a escola vem colhendo bons frutos graças ao excelente trabalho de alunos e professores.


Nesse ano de 2022 já temos 4 alunos aprovados no SISU (Sistema de Seleção Unificada). Adriana Teixeira Costa, aprovada em Pedagogia na UFES; Ramon Ananias de Jesus Andrade, aprovado em Matemática na UFES; Deivid Freitas dos Santos, aprovado em Filosofia na UFES; e Jadson Marcilio Nunes de Souza, aprovado em Letras no IFES. Vamos ver um pouco o que cada um comentou sobre sua aprovação.


Adriana citou que o curso de pedagogia é algo que ela sempre quis fazer e que confirmou isso quando começou a dar aulas para sua sobrinha no início da pandemia. Ela dividiu sua preparação em 4 etapas de estudo: matemática, redação, as demais áreas do conhecimento e raciocínio lógico. E também agradeceu ao TRC News e a ONHB (Olimpíada Nacional de História do Brasil) que foram essenciais para o seu desenvolvimento, tanto na escrita, quando na interpretação. "Portanto, não deixe de participar de projetos como esses, são essências."


Sua dica foi nunca se comparar, porque cada um tem sua bagagem de estudo. Disse que aconselha tirar toda dúvida com os professores e absorver todo o conhecimento que eles passam. "E mais importante ainda, ter ao lado pessoas que te ajudem a crescer, que no meu caso fez toda a diferença nesse processo de preparação. Sendo assim, faça por você, pois nem sempre é sobre motivação e sim constância e disciplina."


Adriana Teixeira Costa, aprovada em Pedagogia na UFES

Já Ramon diz que os seus métodos partiram de seu planejamento sobre aquilo que gostaria de alcançar. Desde o primeiro ano do ensino médio, ele começou a ter interesse pela matemática. E com apoio e motivação dos professores, seguiu e foi amadurecendo a ideia até o Enem. "Os anos de 2020 e 2021 foram desafiadores, pois a brusca mudança na rotina e relações interpessoais foram drasticamente barradas por protocolos e advertências. No entanto, mesmo envolvido nesta situação pandêmica, buscava sempre contribuir para meu preparo acadêmico. Esse preparo envolvia diálogos com os professores do TRC, momentos de lazer e especulações sobre meu objetivo no magistério."


Sua dica para os estudantes que almejam alcançar seus objetivos é que o planejamento de seus projetos de vida fará toda a diferença. "Claro que a vida tem seus altos e baixos, mas saber se articular diante das dificuldades será muito importante. Digo isso para aqueles que serão empreendedores, motoristas, enfermeiros, médicos ou professores.

Independentemente do que vocês seguiram, planejem-se! E que haja harmonia entre lazer e estudos."


Ramon Ananias de Jesus Andrade, aprovado em Matemática na UFES

Em nossa entrevista, Jadson disse que dava aulas de inglês e que sempre gostou de ensinar, então já tinha essa motivação de querer ser professor, e poder fazer isso com a língua portuguesa era o que mais o incentivava, pois assim ele poderia ensinar para um público cada vez maior. "Eu foquei na redação, peguei dicas de pessoas que tiraram pontuações altas em outras edições do Enem e li com atenção as questões de linguagens que eram minha prioridade."


Na redação, Jadson disse que 80% já tem que estar pronta antes mesmo de começar a fazer, "já tenha em mente os argumentos de autoridade que pode utilizar que encaixam em vários contextos e sempre leia redações de quem tirou notas altas, assim conseguirá perceber um padrão no modelo das redações".


Jadson Marcilio Nunes de Souza, aprovado em Letras no IFES

A dica do Deivid para estudantes que estão ingressando na responsabilidade do Enem é começar a estudar bastante, desde agora e acreditar em si mesmo, pois assim irá almejar tudo o que quer. Ele relata que teve dificuldades de estudar, disse que quando ele conseguia, estudava bastante, mas quando não era possível, infelizmente não estudava, pois era difícil conciliar o trabalho e a escola.


"A faculdade é muito necessária, quero ser um exemplo para as pessoas, servir de espelho pra quem vêm da minha comunidade, quero que me olhem e vejam que eu sou mais do que esperavam de mim, quebrar mais uma estatística". Sobre o curso escolhido ele disse que tem expectativas altas, é o curso que queria desde o início. E deixou uma mensagem para os alunos: "acreditar em si mesmo, estudar desde o início e não deixar a documentação pra última hora".


Deivid Freitas dos Santos, aprovado em Filosofia na UFES






134 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page