top of page
  • Foto do escritorVitória Dutra

Aluno do TRC é aprovado em primeiro lugar no curso de Física do IFES.

O aluno da escola Theodomiro Ribeiro Coleho, Matheus Dutra Ferreira, foi aprovado em primeiro lugar no curso de física do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e recebeu uma bolsa integral em Engenharia Mecânica pelo Prouni.


Matheus sempre se destacou dentro e fora da sala de aula por seu incrível desempenho. Mesmo estudando a vida inteira em escola pública, ele nunca desacreditou que por meio dos estudos e através da educação novas portas se abrem.


É com imensa alegria que ele compartilha essa experiência.

Matheus, quando você começou a pensar e se preparar para a prova do Enem? "Logo quando entrei no ensino médio já entendia a importância de absorver o máximo de conhecimento que os professores poderiam oferecer. Mas eu sabia que uma avaliação como essa precisava de um preparo mais específico e por isso me programei para poder estudar em casa enquanto estava cursando o terceiro ano." Você fez uma rotina de estudos para complementar o que aprendia na escola? "Montei minha rotina de estudos adaptada as prioridades que eu precisaria dar no momento de fazer a prova do ENEM. Então, mesmo eu dedicando bastante tempo para todas as disciplinas, eu foquei especialmente naquelas que me ajudariam a ter uma boa colocação e conquistar o curso que eu queria. E quando vi que tinha tirado 810 pontos em matemática, eu vi que o esforço valeu muito a pena."

Em sua opinião, a instituição de ensino na qual você concluiu o Ensino Médio, te preparou para prova? "Em grande parte sim, pois a maioria dos profissionais da escola sempre incentivaram e se dedicaram bastante para que todos conseguissem acompanhar a matéria e simultaneamente conseguissem cumprir com o conteúdo exigido pelo currículo, coisas que não são fáceis. Porém, a educação pública ainda possui muitos problemas para atingir certa medida de qualidade."

Como foi a expectativa e até mesmo a pressão durante o ano do vestibular? "A pressão na medida certa é essencial para que você não acabe relaxando e deixe de estudar, mas o excesso de pressão pode se tornar insuportável e gerar estresse desnecessário. Com relação a isso, eu estava numa posição bastante confortável, visto que minha família estava bastante certa de que eu seria aprovado e os professores também nutriam bastante confiança."

Gostaria de dar algumas dicas importantes para os alunos que vão prestar vestibular, e que assim como você vem de escola pública? "As pessoas que estão a nossa volta nos influenciam e nos moldam o tempo todo, por isso, estar acompanhado de pessoas que também se dedicavam e buscavam aprender foi decisivo no meu desempenho e na minha aprovação, tenho muito a agradecer aos meus amigos por isso. Além disso, me envolver com a leitura, por estar sempre frequentando a biblioteca da escola, que conta com um ótimo profissional que trabalha lá por amor, me deixou muito motivado. Outra coisa que contribuiu para o meu êxito foi ter participado em olimpíadas científicas, como a de astronomia e astronáutica, de química, de história do Brasil e a de matemática. Essas olimpíadas me fizeram ter um bom ponto de vista sobre os estudos."




200 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page