A Educação Física é uma das aulas mais esperadas da semana, embora a disciplina não seja mais obrigatória em todos os anos do ensino médio. Com as mudanças curriculares ocorridas com o "novo ensino médio", ela só é ofertada aos alunos da primeira série das escolas de tempo integral do Espírito Santo. Os estudantes sentem muita falta de ter contato semanal com essa matéria.
Para comentar sobre esses pontos, o TRC News conversou o professor Cristiano Lacerda sobre a importância da sua disciplina. Vamos ver agora algumas das conclusões desse bate papo.
A Educação Física surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.c. Na época, fazia parte das disciplinas da Academia de Platão, a primeira escola de filosofia ocidental. Ao longo do tempo foi ocupando seu espaço no ambiente escolar, e tem hoje um papel muito mais diversificado.
Ela é uma das matérias que mais apresentam aspecto preventivo, sobretudo em relação à saúde. No entanto, ela muitas vezes é mal empregada nas escolas brasileiras, principalmente a respeito do ensino tático e teórico.
Quais são os benefícios de praticar esporte na escola?
Espírito de equipe:
Esportes coletivos, como futebol, futsal, vôlei, entre outros, ajudam a criança entender desde cedo a importância de trabalhar em equipe para alcançar objetivos. Só que os esportes individuais, como natação e ginástica artística, também possuem um treinador e uma equipe de apoio, demonstrando que o apoio de outras pessoas também são importantes para o sucesso.
Combate ao sedentarismo:
A oferta regular de esporte na escola ajuda os alunos a se manterem ativos, não ficando sedentários. Ao praticar atividades, as crianças e os adolescentes melhoram seu desenvolvimento físico e combatem o sobrepeso.
Commentaires